Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009

Dia Europeu das Doenças Raras

 

Rare Disease Day 2009

 

27 Fevereiro: jantar-debate "Doenças Raras e Ciência" e lançamento da revista Fedra no restaurante Terreiro do Paço (20h).

 

28 Fevereiro: apresentação pública do Plano Nacional das Doenças Raras e lançamento do livro Doenças Raras de A a Z na Fundação Calouste Gulbenkian (15h).

 

FEDRA= Federação de Doenças Raras de Portugal

 

Mais informações sobre a comemoração do Dia Europeu das Doenças Raras (28/2/09) em http://www.rarediseaseday.org/ 

....................................................................................................................

 

Dúvidas:

 

1-Sou eu que ando muito distraída ou não houve grande divulgação destas comemorações, nem da criação em 2008 da FEDRA?

 

2-Será que no livro aparece o Síndrome de Cogan?

 

 

 

 

Rabiscado por... misal às 14:32
link do post | «Li e penso de que...» | Adicionar aos favoritos
9 comentários:
De Ana Rita a 10 de Junho de 2009 às 23:41
tenho melkersson rosental sindrome e sinto-me aderiva não conheço nenguem......
De misal a 11 de Junho de 2009 às 11:34
Olá, Ana Rita!
Já experimentou contactar a Raríssimas, para ver se encontra alguém com a mesma doença? E através dos seus médicos? Se souber francês, inglês ou espanhol, pode tentar o site La Chaînette, porque aí encontra pessoas com a mesma doença.
Se quiser, pode contactar-me para o mail imisal@hotmail.com
Misal
De Anónimo a 18 de Março de 2010 às 15:26
ola ana rita..

tambem tenhu sindrome de melkersson rosenthol a 12 anos.. hoje aprendi a viver comigo propria, a dar volta(quando assim e possivel)..mas so deus sabe o que passei estes anos todos..

se quiseres da-me o teu mail para falarmos..nao tenhu soluçoes comigo, mas gostava de conhecer alguem que compreendesse verdadeiramente..

porque aquilo que pros outros sao pormenores, para nos e tudo, muda tudo, condiciona tudo :(
De LL a 1 de Março de 2009 às 23:59
Será que está nas nossas mãos fazer crescer a divulgação desse dia?
De Anónimo a 1 de Março de 2009 às 20:56
Pois... então também eu ando distraída. é que não dei conta de nada no fim de semana inteiro...

Não consigo perceber porque é que a política é sempre mais importante. Desses ninguém se esquece!

E as raras são só aquelas que estão enunciadas? E aquelas que são tão desconhecidas que nem os médicos as conhecem?
De Borboleta_A a 1 de Março de 2009 às 21:11
Bem... o comentário anterior (anónimo) é meu.
:) Distraí- me e enviei-o antes de me identificar

Borboleta_A
De lytha a 27 de Fevereiro de 2009 às 18:21
Tenho a mesma dúvida. Será que diz alguma coisa sobre o Síndrome de Melkersson-Rosenthal? Há tão pouca informação e até hoje não conheci ninguém com a mesma doença rara que eu.
E isso faz-me outra dúvida. Será o lúpus considerado doença rara?
Enfim... as nossas dúvidas são essas bem diferentes das dúvidas de certas colegas que apenas passam por "será que a loja tal tem aquela camisola no meu número?"...
De misal a 27 de Fevereiro de 2009 às 18:41
Pois, Lytha, é verdade! Sabes uma coisa? Estava a fazer o post, lembrei-me de ti e da Borboleta A. e surgiu-me a mesma dúvida: será o lúpus considerado uma doença rara? E a esclerose múltipla? E a doença de Crohn?
E descobri hoje por acaso, quando fui à procura de informações sobre a FEDRA, que o governo atribui subsídios a associações de pessoas com doenças raras. Parece-me é que não divulgam muito nem isso nem outras medidas (essas notoriamente raras!) para apoiar quem de um momento para o outro vê a vida virada do avesso com uma doença de que poucos, mesmo médicos, ouviram falar.
A minha doença não consta da lista da Raríssimas; já lá fui espreitar por diversas vezes, até para ver se por acaso a tinham actualizado depois de uma pequena mensagem informativa que lhes enviei. Sei que há muitas doenças raras, sei que há muitas pessoas a necessitar de ajuda, sei que as crianças e os pais delas precisam de amparo, mas e os outros?
Ah, é verdade, e mudando para um registo mais "leve":
confesso, também eu penso às vezes, "será que há um tamanho daquela camisola que me sirva?"! É que a "santa cortisona" por assim dizer...enche-nos de tal modo as medidas, que as faz transbordar!!!
beijinhos
Misal
De misal a 27 de Fevereiro de 2009 às 18:55
Lytha
Há uma associação francesa de portadores de doenças raras que nos põe em contacto com pessoas com a mesma doença. Se quiseres experimentar, é só ir ao site deles e inscreveres-te; eles enviam um mail a pedir aos associados com a mesma doença para te contactarem e, se acontecer como comigo, passados 2 ou 3 dias recebes um mail de alguém!
Fui lá agora espreitar e há 3 pessoas. A doença vem como "Melkersson rosenthal syndrome de" , na lista de doenças e, pelos vistos, o site também tem a informação em inglês, espanhol e alemão.

http://www.lachainette.com/

Experimenta!

Comentar post

Nada sobre mim

Procurar agulha em palheiro...

 

Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

...

DE LUZ E DE SAL

Abraço

Sábado, 24 de Abril, Sant...

Dia das Doenças Raras

Vencer, apesar do medo...

O hoje e o agora...

E bom Natal!!!!!!!!!!!!!

Desistir...

Ousar ser diferente

Baú de memórias...

Abril 2014

Dezembro 2011

Novembro 2011

Abril 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

tags

todas as tags

A escaldar...

Abraço

Dia Mundial da Música I

«Porque a deficiência não...

Ver, rever e (con)viver.....

Coganitos...

Hoje é o dia!

Momentos perfeitos

Tesouros...

Da voz das coisas

links